14 de jan. de 2014

Receita: sopa detox (dieta dos 7 dias)



Ano passado eu estava trabalhando e estudando muito, e na correria do dia-a-dia, acabava comendo um monte de besteiras. É engraçado como eu sempre engordo quando volto a trabalhar; sempre tinha um pacote de bolachas recheadas na gaveta ou um chocolate na bolsa para atacar por volta das 16 horas... Quando saí do trabalho no final do ano, trouxe comigo pelo menos 2 kg a mais.

Como estou numa fase de jogar fora tudo o que é desnecessário, a receita desta dieta veio a calhar. Afinal, o que pode ser mais desnecessário do quilos a mais na balança?

A primeira pessoa que me falou sobre esta receita foi uma colega de trabalho, que fez a dieta por quase um mês a fim de perder peso para seu casamento. Ao que tudo indica, o resultado foi fantástico e ela eliminou quase 12 quilos. Wow! Depois, pesquisando na internet, descobri que a receita original havia sido desenvolvida para pacientes com problemas cardíacos, que precisavam perder muito peso em pouco tempo. De Ana Maria Braga a Adriane Galisteu, todas já haviam feito a tal sopa e aprovado os resultados.

Me pareceu uma receita segura, não uma dessas dietas malucas que fazem a pessoa tomar vinagre durante um mês ou jejuar por tempo indeterminado. Resolvi testar, e ainda convenci o marido a me acompanhar (ele adorou a ideia de fazer um detox).

Fizemos o passo-a-passo direitinho por uma semana e posso dizer que deu resultados BEM satisfatórios. É claro que para uma pessoa que tem hábitos completamente desregulados o processo deve ser bem mais impactante do que foi para mim e para o marido. Em termos de perda de peso, o marido teve resultados mais visíveis, pois ele desinchou completamente. Eu perdi cerca de 1 kg, mas minha pele e cabelos ficaram com uma aparência mais saudável e viçosa.

Outro ponto super positivo foi que essa dieta me forçou a comer muita fruta todos os dias, coisa que eu sempre tive preguiça de fazer. Eu gosto de frutas, mas se tiver que escolher entre um bolo ou um pedaço de mamão, com certeza escolho o primeiro, então foi uma mudança de hábito muito significante.

Como falei anteriormente, este é apenas um detox, ou seja, não é uma dieta a longo prazo. Se a minha intenção fosse mudar radicalmente meus hábitos alimentares, eu procuraria uma nutricionista antes de tudo.
Mas acho que valeu a pena, e faria novamente. Sem contar que a sopa fica uma delícia, e o fato de não ter que pensar em variar o cardápio durante 7 dias tornou a minha vida mais simples.

Depois de tanto blá, deixo a receita e o passo-a-passo (desculpem pelo post enorme!).



Ingredientes:

- 1 berinjela
- 1 nabo
- 1 maço de cebolinha
- 1 lata de tomate italiano sem pele
- 2 latas de molho de tomate temperado
- 1 maço e salsão (com as folhas)
- 1 repolho roxo pequeno
- 1 cebola grande
- 3 cenouras
- 2 xícaras de vagem
- 1/2 maço de salsinha
- sal
- 1 colher (café) de curry
- 1 colher (café) de cominho em pó
- 1 e 1/2 tablete de caldo de legumes
- 4 litros de água
* Uma panela bem grande

Passo 1: lave bem e pique todos os ingredientes em pedaços pequenos.

Passo 2: coloque tudo na panela e cozinhe até que os legumes fiquem macios.

Passo 3: mantenha a sopa na geladeira, e vá consumindo ao longo da semana. Esta receita é suficiente para uma pessoa durante 7 dias.

Passo-a-passo para os 7 dias:

Dia 1
Café da manhã: frutas (exceto banana)
Almoço: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)
Jantar: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)

Dia 2
Café da manhã: frutas (exceto banana)
Almoço: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)
Jantar: sopa + 1 batata grande cozida com um pouco de manteiga
Lanche: frutas (exceto banana)

Dia 3
Café da manhã: frutas (exceto banana)
Almoço: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)
Jantar: sopa + legumes cozidos
Lanche: frutas (exceto banana)

Dia 4
Café da manhã: 1 copo de leite desnatado+ 3 bananas (fazer vitamina)
Almoço: sopa
Lanche: frutas (ou 2 bananas)
Jantar: sopa
Lanche: frutas (ou 2 bananas)

Dia 5
Café da manhã: frutas (exceto banana)
Almoço: sopa + carne magra grelhada* + salada de tomates
*Neste dia é permitido até 400 g de carne
Lanche: frutas (exceto banana)
Jantar: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)

Dia 6
Café da manhã: frutas (exceto banana)
Almoço: sopa + carne magra grelhada* + salada de tomates
*Neste dia é permitido até 400 g de carne magra
Lanche: frutas (exceto banana)
Jantar: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)

Dia 7
Café da manhã: frutas (exceto banana)
Almoço: sopa + arroz integral + suco de frutas
Lanche: frutas (exceto banana)
Jantar: sopa
Lanche: frutas (exceto banana)








2 comentários:

  1. Oi minha querida, como vc está? Amei esta receita e vou fazer com certeza, to precisando perder uns quilinhos...super beijos

    ResponderExcluir
  2. Pode fazer! La garantia soy jo!!!! kkkkk

    ResponderExcluir

Conta mais...